segunda-feira, 9 de novembro de 2015

“A cor está presente em tudo o que observamos”

Conceitos como a natureza do olho humano, a luz e a cor são aspetos essenciais para os sistemas gráficos reproduzirem as cores. Surgem, assim, o modelo cor, cujo o principal fim é oferecer a especificação de cores duma forma standard, utilizando um sistema de coordenadas, na qual a cor é representada
por um ponto. 


- Pixel, resolução, profundidade de cor, tamanho do ficheiro


       1.Pixel:
  • O número de pixels ao longo da altura e do comprimento da imagem bitmap constitui as dimensões da imagem em pixels. O tamanho de uma imagem no ecrã é determinado pela dimensão do pixel da imagem, no acrescido do tamanho e definição do monitor.



       2. Resolução:
  • O número de pixels apresentados por unidade, geralmente ponto por polegada ou em inglês pixels per inch (ppi). Nos programas de imagem a resolução da imagem e as dimensões em pixels são interdependentes. A qualidade de detalhe de uma imagem depende da dimensão dos pixels, enquanto que a resolução da imagem controla quanto espaço há entre os pixels na impressão.


       3. Profundidade de cor:
  • Profundidade de cor é um termo da computação gráfica que descreve a quantidade de bits usados para representar a cor de um único pixel numa imagem bitmap. Este conceito é conhecido também como bits por pixel (bpp), particularmente quando especificado junto com o número de bits usados. 
Quanto maior a quantidade da profundidade da cor presente na imagem, maior é a escala de cores disponível.





























       4. Tamanho do ficheiro:
  • O tamanho de arquivo de uma imagem corresponde ao tamanho digital do arquivo de imagem. O tamanho do arquivo é proporcional às dimensões em pixels da imagem, isto é, imagens com um número maior de pixels podem reproduzir mais detalhes.



Vitória|Cate 


Webgrafia: http://bacoedioniso.blogspot.pt/2014/11/pixel-resolucao-profundidade-de-cor.html

Sem comentários:

Enviar um comentário