"Uma imagem vale mais que mil palavras", frase que todos ouvimos ou usamos por diferentes razões e com mil e um significados. Não existe uma interpretação que abarque todas as possíveis análises desta frase, mas o que é certo é que todos sabemos intrinsecamente quando utilizá-la e porquê utilizá-la.
|
"O poder do Perdão" |
Uma imagem é muito mais apelativa de que qualquer texto escrito, de facto, vivemos num mundo de imagens, cores e sensações que não se conseguem entender por meras palavras. Têm mais impacto do que imaginamos.
Em suma, uma imagem tão simples pode ter um tanto significado e uma tanta força.
Imagem:
- Conceito/Utilização da imagem digital
A representação visual de um objeto recebe o nome de imagem. Esta representação pode realizar-se através de diversos procedimentos ou técnicas, como a fotografia, a pintura ou o vídeo.
Uma imagem digital é qualquer representação bidimensional construída a partir de uma matriz binária (composta de uns e de zeros). Pode-se obter estas imagens de diversas maneiras como, por exemplo, através de uma câmara fotográfica digital, um scanner ou um software específico.
Cor:
- Conceito
Cor é a impressão que a luz refletida ou absorvida pelos corpos produz nos olhos.
A cor branca representa as sete cores do espectro: vermelho, laranja, amarelo, verde, azul, anil e violeta. A cor preta é a inexistência de cor ou ausência de luz.
- Forma como é feita a interpretação das cores pelo cérebro humano (visão escotópica/visão fotópica)
A interpretação das cores é feita pelo cérebro humano depois de a luz atravessar a íris e ser projectada na retina, desta forma os olhos são os sensores de toda a visão e esta pode ser do tipo escotópica e fotópica.
A visão escotópica (associada à visão noturna) é assegurada por um único tipo de bastonetes existentes na retina. Estes são sensíveis ao brilho e não detectam a cor. Isto quer dizer que são sensíveis a alterações da luminosidade, mas não aos comprimentos de onda da luz visível.
A visão fotópica (associada à visão noturna) é assegurada por um conjunto de três tipos diferentes de cones existentes na retina. Estes são sensíveis à cor e, portanto, aos comprimentos de onda da luz visível.
O número de cones da retina distribuem-se da seguinte forma:
- 64% são do tipo vermelho (Red);
- 32% do tipo verde (Green);
- 2% do tipo azul (Blue);
Sites como:
disponibilizam imagens de transferência gratuita e legal.
Vitória|Cate
Webgrafia: http://www.significados.com.br/cor/
http://conceito.de/imagem-digital
http://pt.freeimages.com/popular
http://pt.freeimages.com/search/espectro-eletromagneticos